CHAMADA PARA INSCRIÇÕES DE DOCUMENTÁRIOS CURTAS-METRAGENS

FRANÇAIS |ENGLISH | ESPAÑOL

Cinéma sous les étoiles de Funambules Médias lança sua chamada para inscrições de documentários curtas-metragens para sua 11ª edição! As inscrições são gratuitas e estão abertas de 24 de fevereiro a 24 de abril de 2020.

O BALANÇO ENTRE ARTE E COMPROMISSO SOCIAL

Baseado em Montréal, Québec, Canadá, Cinéma sous les étoiles, conta com mais de sessenta projeções gratuitas ao ar livre. O festival é dedicado a documentários que destacam questões sócio-políticas, ambientais e comunitárias consideradas como cruciais e alarmantes. Além do prazer de apreciar um filme nos parques da cidade, a nossa plataforma de difusão proporciona um espaço de encontro, construindo conexões entre pessoas de todas as idades, classes sociais e diversas origens. Através da exibição de documentários, permitimos aos cidadãos conhecerem melhor documentaristas e temas da atualidade nacional e internacional.

Em continuidade a nossas edições anteriores, estamos à procura de obras documentárias de caráter social e político que abordam temas principais do festival, a saber: meio ambiente, democracia, colonialismo, democracia, sociedade ou economia. Nós daremos privilégio a filmes que criticam o sistema existente, favorecendo a justiça e à inclusão social. Filmes que vão ao encontro das principais lutas políticas, filosóficas, sociais e ambientais.

Buscando um equilíbrio entre a arte e o engajamento social, procuramos não só um ponto de vista autoral forte, mas também prestamos especial atenção à qualidade estética cinematográfica dos documentários inscritos.

A seleção oficial contará com 25 obras a serem exibidas durante a temporada 2020 do Cinema sous les étoiles 2020, de 24 de junho a 28 de agosto de 2020.

SEIS PREMIAÇÕES AOS CURTAS-METRAGENS

Nossa programação de curtas-metragens será dividida em 3 categorias: Programação Québec Independente, Programação Nacional e Programação Internacional. Os trabalhos enviados serão avaliados pelo nosso júri composto de um(a) cineasta, um(a) intelectual e um(a) militante. Ao total, seis prêmios serão entregues aos trabalhos que mais se destacarem:

Prix Coup de Poingprêmio maior impacto – entregue na categoria “Programação Québec Independente” para o filme que se destacar por maior força em seu propósito e impacto do conteúdo. Prêmio de $ 5.000 em serviços concedido por SPIRA.

Prix Cinématographieprêmio cinematografia – entregue na categoria “Programação Québec Independente” para o filme que se destacar pela direção de fotografia e artística. Prêmio de $ 4.000 em serviços concedido por Main Film.

Prix Meilleur Espoirprêmio talento revelação – entregue na categoria “Programação Québec Independente” para uma primeira realização. Prêmio de $ 2.500 em serviços concedido por SLA e prêmio de $ 5.000 em serviços concedido por Paraloeil.

Prix Coup de cœur étudiantprêmio estudante – entregue na categoría “Programação Québec Independente” por um júri composto por estudantes do CÉGEP de Rivière-du-Loup. Prêmio de $ 5.000 em serviços concedido por ONF-ACIC.

Meilleur Court Métrage National – melhor curta-metragem nacional – premiado com o melhor curta-metragem canadense fora de Quebec. Prêmio concedido por Coop l’Argot.

Meilleur Court Métrage International – melhor curta-metragem internacional – premiado com o melhor curta-metragem internacional

Graças à sua colaboração, Cinéma sous les étoiles conseguirá premiar os cineastas emergentes vencedores na categoria « Programação Québec Independente » e um cineasta vencedor na categoria nacional com um total de mais de $20.000 em serviços de produção, pós-produção e legendagem.

ELEGIBILIDADE

As obras devem:

  • ser documentário
  • ter uma duração máxima de 20 minutos;
  • serem apresentados em versão francesa ou original com legendas em francês
  • terem sido realizados entre 2018 e 2020.

Critérios para a competição Programação Québec Independente :

Todos os filmes que satisfazem os critérios de elegibilidade de base, tendo sido produzidos em Québec. São consideradas obras independentes, aquelas realizadas por artistas que possuíam plena decisão no que tange a direção criativa e de edição de seus filmes. Filmes feitos em âmbito estudantil são considerados independentes pelo nosso organismo.

Critérios para a competição Melhor Curta-Metragem Nacional :

Todos os filmes que cumpram os critérios básicos de elegibilidade, tendo sido produzidos no Canadá.

Critérios para a competição Melhor Curta-Metragem Internacional :

Todos os filmes que cumpram os critérios básicos de elegibilidade, tendo sido produzidos fora do Canadá.

***PARA ENVIAR UM TRABALHO ***

Para depositar uma obra, você deve preencher o formulário abaixo. Como recebemos um grande número de curtas-metragens, solicitamos links de visualização on-line.

LINK PARA O FORMULÁRIO:

Francês: https://form.zonefestival.com/?k=funambules_f1

Inglês:  https://form.zonefestival.com/?k=funambules_f1ls 

As inscrições estão abertas do dia 24 de fevereiro até o dia 24 de abril 2020.

Para qualquer pergunta entre em contato adj-prog@funambulesmedias.org

QUEM SOMOS : FUNAMBULES MÉDIAS

A Funambules Médias trabalha para a criação de uma sociedade justa e inclusiva por meio da produção de vídeo, treinamento e distribuição do cinema documental, promovendo a expressão do discurso cívico e o desenvolvimento do pensamento crítico.

 

Obrigado aos nossos colaboradores

SPIRA

Mainfilm

ONF ACIC

SLA Location

Coop L'Argot